segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As Baleias

A baleia é um mamífero marinho. Ao nascer, ela recebe o leite materno até completar oito meses de vida. Durante esse período, o filhote bebe, em média, 230 litros de leite!
E por ser um mamífero marinho, sua cauda é deitada, o que é bem diferente das dos peixes.
O corpo da baleia é coberto por uma camada de gordura que a ajuda na flutuação. Além de funcionar como meio de aramazenar energia, essa camada serve para manter esse mamífero sempre aquecido!
Ela é um animal muito esperto! Ao dormir, não fica completamente inconsciente. Desse jeito, consegue lembrar-se de voltar à superfície para respirar.
Existem, atualmente, 40 espécies de baleias, que se dividem em dois tipos: as que têm dentes e as que não o possuem. Por exemplo, a baleia azul é a maior dentre as que não têm dentes, e a cachalote é a maior baleia que têm dentição! E qual é a mais conhecida pelas crianças? A famosa Orca, que já foi tema de vários filmes e desenhos animados.

INTERESSANTE:

A baleia respira por meio dos pulmões, que, diferentemente dos nossos, ao respirar, retêm cerca de 90% de oxigênio, enquanto nós só conseguimos, aproximadamente, 15%. Com isso, ela é capaz de manter-se submersa um tempo maior, sem ter que voltar a superfície.
E por falar em respiração, o nariz de uma baleia fic no topo da cabeça. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não jorra água do mar quando expira. O que ocorre é que a baleia, ao inspirar ar quente, logo entra em contato com o frio da atmosfera e passa pela condensação(do estado gasoso para o líquido), criando, dessa forma, uma nuvem de gotinhas de água. Sendo assim, quanto maior for a baleia, maior será o jato de água que ela irá jorrar. O esguicho de água da baleia azul, que é a maior da espécie, pode chegar a 9m de altura!                           

VOCÊ SABIA...

Que  a melhor mergulhadora é a baleia cachalote? Ela pode ficar submersa durante 2h a uma profundidade de dois mil metros. Que fôlego! Para repor todo esse oxigênio, são necessários 15 minutos respirando na superfície.

Que  a audição é o sentido mais importante da baleia? Ela produz, pelo menos, dois tipos de sons: o de ecolocalização e a vocalização. Os sons de ecolocalização servem para ajudá-la a achar a sua presa e localizar obstáculos. As vocalizações são as famosas canções das baleias, que parecem ser um meio de comunicação entre elas. A baleia jubarte é conhecida pelas suas belas melodias!


FICHA DO BICHO:

Alimentação: peixes, crustáceos, plânctons e moluscos
Tamanho: pode chegar a 30m
Peso: Até 150 t
Onde vivem:  Em todos os oceanos
Tempo de vida: Até cem anos

VAMOS PRESERVAR!

O maior inimigo da baleia é o homem! Isso acontece devido a caça predatória deste animal. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção. é hora de nos conscientizarmos! Vamos impedir que a baleia desapareça dos nossos mares! Se o homem se esforçar para preservar a natureza, várias espécies poderão voltar a povoar os oceanos e viver em paz por muitos e muitos anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário