sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os pássaros

   

 

Os  pássaros ou passarinhos são aves da ordem Passeriformes. O grupo é bastante numeroso e diversificado, com cerca de 5400 espécies o que representa metade do total de aves. Geralmente, os passerídeos são aves de pequenas dimensões, canoras, com alimentação baseada em sementes, frutos e pequenos invertebrados.

 

 

Nos mamíferos, como girafa, a temperatura do corpo mantém-se a o redor dos 37°c. Já nas aves (como a  arara) a temperatura do organismo situa-se entorno dos 40°c.




 
 
   
O pardal é nome genérico dado pequeninos pássaros da famíia passeridal, genérico passer e pertônio.




Anu

O  Anu gosta de comer carrapatos do  boi e do veado campeiro, vaca, e dos outros animais.




 Classificado como um dos mais bonitos, animais endêmicos do Brasil, a guaruba é a espécie apontada pelo professor Helmut Sick para ser a ave nacional. Conhecida popularmente como ararajuba, esse belo psitacídeo parece se adequar realmente  a essa função: os fortes tom de amarelo e verde são a melhor prova.


Ararajuba



               CAÇA ILEGAL

Diversas espécies da ordem psitaciformes estão entre as mais ameaçadas de extinção em todo o mundo, inclusive no Brasil. Uma das razões é a destruição de seu hábitat natural. A outra é a caça ilegal. Essas aves são bastante procuradas como bichos de estimação por sua inteligência, beleza e também pela grande capacidade de desenvolver novas habilidades.    

 




     As aves e os homem


 A relação do homem com aves, nem sempre amigável, é antiga. Durante séculos, aves selvagens serviram de alimento e

sua plumagem era utilizada para a confecção de vestimentas. Estima-se que esse hábito tenha sido responsável pela extinção de muitas espécies. Embora as aves possam transmitir doenças e atacar regiões agrícolas, também são capazes de ajudar o homem quando se alimentam de carniças, insetos e roedores nocivos-sem esquecer que as aves cumprem funçãos polinizadora. Certamente, a relação mais significativa provém das espécies domesticados (galinha, patos, perus, e gansos), que fornecem carnes, ovos, penas, e outros produtos.





      Que doença traz os pombos?

Animais bonitos, mas perigosos: 

Vetores de doenças graves como a meningite, os pombos se mutiplicam nas cidades e já começam a ser encarados como ameaça à saúde pública.

 

 



 Quebrando a casca


 O período de desenvolvimento até o nascimento varia de acordo com a espécie: ovo do rouxinol, por exemplo, leva 11 dias para eclodir; já o do albotroz chega a 12 semanas. No momento da eclosão, o filhote usa seu bico para quebrar  a casca. Na maioria das espécies, as pequenas aves são alimentadas pelos pais até que consigam deixar o ninho e comer sozinhas. Os patinhos, ao contrário, conseguem se alimentar sozinhos logo no primeiro dia de vida.   


  Crescimento dentro do ovo! 

 Depois da postura do ovo, o filhote termina seu desenvolvimento fora do corpo da mãe. Dentro do ovo, ele se alimenta da gema, também chamada de vitelo (a clara, por sua vez, é conhecida por albume). O vitelo serve como suprimento de energia até que a pequena ave esteja pronta para sair da casca.  




Ovos de quero-quero

 

A migração dos Pássaros

Para os pássaros a migração usualmente significa uma viagem anual de ida e volta. Geralmente ela ocorre nas grandes terras do hemisfério norte, que são periodicamente cobertas de neve e do gelo do inverno. Bandos de pássaros que habitam a Eurásia e a América do Norte cruzam o Equador para passar o inverno na África ou na América do Sul.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário